Conteúdos do Concurso

LÍNGUA PORTUGUESA 

Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, gráficos, morfológicos e sintáticos de um texto. 

Conteúdo
1. Fonologia: 
1.1. distinção de fonemas e letras; 
1.2. reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas; 
1.3. identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos; 
1.4. divisão silábica. 
2. Ortografia e pontuação: 
2.1.aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico adotado no Brasil, considerando-se o
que prescreve o Decreto Nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008; 
2.2. emprego dos sinais gráficos (vírgula, reticências, ponto-e-vírgula, aspas,
travessão, parênteses etc). 
3. Morfologia: 
3.1. identificação, pela função sintática, da classe das palavras; 
3.2. identificação das flexões nominais e verbais; 
3.3. flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; 
3.4. emprego dos pronomes; 
3.5. reconhecimento das vozes verbais; 
3.6. reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção; 
3.7. emprego da crase; 3.8. reconhecimento dos elementos mórficos das palavras; 
3.9. distinção entre composição e derivação; 
3.10. reconhecimento dos cognatos das palavras; 
3.11. decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação. 
4. Sintaxe: 
4.1. reconhecimento dos termos da oração; 
4.2. identificação da oração no período; 
4.3. justificação de casos de concordância nominal e verbal; 
4.4. distinção entre regentes e regidos; 
4.5. classificação dos verbos quanto a sua predicação; 
4.6. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 
4.7. distinção entre ordem direta e ordem inversa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 

1. Fundamentos da Educação: relação da educação e sociedade.

  • Escola e Democracia - Saviani 
  • Política e Educação no Brasil - Saviani 

2. Evolução histórica da estrutura educacional brasileira.

  • Educação e Sociedade: Na primeira República - Jorge Nagle 
    • II. Movimentos político-social e correntes de idéias (p. 53).
  • Pensamento pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti 
  • História da Educação no Brasil - Otaíza O. Romanelli 

3. Os princípios básicos da educação brasileira: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação –
LDB Lei nº 9.394/96. 

  • LDB
4. Os processos de ensino e de aprendizagem: bases psicológicas da aprendizagem e as
teorias do ensino e da aprendizagem. 

  • Psicologia da Educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão - Carvalho e Matos
5. Organização do trabalho escolar: planejamento e avaliação.

  • Planejamento estratégico na educação - Parente

6. Currículo e sua relação com o Projeto Pedagógico: planejamento,
execução e avaliação curricular no Ensino Superior. 

  • Documentos de identidades: uma introdução às teorias do currículo - Tomaz Tadeu da Silva   
  • O Currículo: uma reflexão sobre a prática - Sacristán
  • Projeto Pedagógico: instrumento de gestão e mudança - Silva
  • Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível - Veiga

7. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior: concepções, procedimentos,
instrumentos e uso dos resultados

  • Texto oficial do INEP - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior
8. A gestão do Ensino Superior na contemporaneidade. 

  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008, p. 172 - 214 (Coleção formar)
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In. CEARÁ. SEDUC. Novos Paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: Edições SEDUC, 2005, p. 7 – 20.

9. Educação inclusiva: a democratização do acesso ao Ensino Superior e
suas repercussões no currículo.

10. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: benefícios e desafios para as práticas pedagógicas.

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