LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, gráficos, morfológicos e sintáticos de um texto.
Conteúdo:
1. Fonologia:
1.1. distinção de fonemas e letras;
1.2. reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas;
1.3. identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos;
1.4. divisão silábica.
2. Ortografia e pontuação:
2.1.aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico adotado no Brasil, considerando-se o
que prescreve o Decreto Nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008;
2.2. emprego dos sinais gráficos (vírgula, reticências, ponto-e-vírgula, aspas,
travessão, parênteses etc).
3. Morfologia:
3.1. identificação, pela função sintática, da classe das palavras;
3.2. identificação das flexões nominais e verbais;
3.3. flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão;
3.4. emprego dos pronomes;
3.5. reconhecimento das vozes verbais;
3.6. reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção;
3.7. emprego da crase; 3.8. reconhecimento dos elementos mórficos das palavras;
3.9. distinção entre composição e derivação;
3.10. reconhecimento dos cognatos das palavras;
3.11. decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação.
4. Sintaxe:
4.1. reconhecimento dos termos da oração;
4.2. identificação da oração no período;
4.3. justificação de casos de concordância nominal e verbal;
4.4. distinção entre regentes e regidos;
4.5. classificação dos verbos quanto a sua predicação;
4.6. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado;
4.7. distinção entre ordem direta e ordem inversa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Fundamentos da Educação: relação da educação e sociedade.
- Escola e Democracia - Saviani
- Política e Educação no Brasil - Saviani
2. Evolução histórica da estrutura educacional brasileira.
- Educação e Sociedade: Na primeira República - Jorge Nagle
- II. Movimentos político-social e correntes de idéias (p. 53).
- Pensamento pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti
- História da Educação no Brasil - Otaíza O. Romanelli
3. Os princípios básicos da educação brasileira: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação –
LDB Lei nº 9.394/96.
- LDB
4. Os processos de ensino e de aprendizagem: bases psicológicas da aprendizagem e as
teorias do ensino e da aprendizagem.
- Psicologia da Educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão - Carvalho e Matos
5. Organização do trabalho escolar: planejamento e avaliação.
- Planejamento estratégico na educação - Parente
6. Currículo e sua relação com o Projeto Pedagógico: planejamento,
execução e avaliação curricular no Ensino Superior.
- Documentos de identidades: uma introdução às teorias do currículo - Tomaz Tadeu da Silva
- O Currículo: uma reflexão sobre a prática - Sacristán
- Projeto Pedagógico: instrumento de gestão e mudança - Silva
- Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível - Veiga
7. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior: concepções, procedimentos,
instrumentos e uso dos resultados.
- Texto oficial do INEP - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior
8. A gestão do Ensino Superior na contemporaneidade.
- VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008, p. 172 - 214 (Coleção formar)
- VIEIRA, Sofia Lerche. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In. CEARÁ. SEDUC. Novos Paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: Edições SEDUC, 2005, p. 7 – 20.
9. Educação inclusiva: a democratização do acesso ao Ensino Superior e
suas repercussões no currículo.
10. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: benefícios e desafios para as práticas pedagógicas.
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