PIORSKI, G. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo; Peirópolis, 2016.
1.1 Qual o estudo/pesquisa
"Este é um estudo que investiga a imaginação do brincar da criança por meio de suas produções material, gestual e narrativa. Como primeiro chão de trabalho, proponho a materialidade do brinquedo e o gesto brincar que se fazem brincadeia ao carregar, como sustentação ou fonte de expressão, um inconsciente: os quatro elementos da natureza". (p.19)
"A materialidade do brincar (água, terra, fogo e ar) abre caminho que desemborcam na substancialidade do imaginar. Os quatro elementos habitam a imaginação, são um código de expressão da vida imaginária. " (p.19)
Fogo: narrativas quente, guerreiras, acolhedores (se intimo) e amorosas.
Água: "vicejar uma corporeidade fluida, entregue, emocional, saudosa e até melancolica, cheia de sentimentos [...]" (p.20).
Ar: "Contruir uma materialidade de leveza" (p.20).
Terra: brincadeiras que possibilitam se enrrauizar na terra, na vida social.
1.2 Percursos da imaginação
"A imaginação, na criança, é como a semente, que, em contato com a água, sai de sua latência, inibie os hormônios anticrescimento e inicia um poderoso processo elétrico, que acorda informações genéticas antiquíssimas com a função de reproduzir, ploriferar, manter-se fiel à vida e à sua organicidade. Especialmente nos brinquedos da terra, a imaginação cumpre essa função, é comprometida em garantir o devir, o aprofundamento da criança em suas raizes simbólicas, ancestrais, familiares, comunitárias e telúicas (natureza)" (p. 26-27).
"Na infância, o trabalho, o labor imaginário, é criar imagens contínuas ligadas ao inicio das coisas, à estrutura do mundo, à grandiosidade dos fenômenos, à força e ao peso dos acontecimentos, aos elementos promordiais que constituem a vida (água, terra, fogo, ar) e, pricipalmente, ligadas ao mistério dos nascimento e morte de tudo" (p.27).
**Para o Piorski, o imaginár, o brincar é um trabalho, é algo de fundamental importancia para a criança.
"Para melhor alcaçamos a criança, devemos compreender que a imaginação é um mundo" (p.29)
"Neste estudo, imaginação e natureza reúnem-se numa cosmologia do brincar. A expreiência do mundo natural é espelho de calhas oceânicas do imaginar. A criança encontra-se com a natureza, a vida social, as matertias do adulto (oncluido seus gestos), os artefatos e a imateriadade da cultura, para realizar a tarefa imaginária atemporalde desmancharo mundo ou, num dizer alquímico, corrigir natureza. A criança, com sua capacidade de fabular, é impulsionada a recriar o real e o irreal" (p.31).
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