É uma função administrativa voltada para o futuro que define objetivos, as tarefas necessárias para esses objetivos serem alcançados.
- Estabelecer a missão e a visão (Planejamento estratégico)
- Definir os objetivos e as metas
- Diagnosticar (avaliar como a empresa está no momento)
- Estabelecer estratégias (várias)
- Analisar as alternativas de ação
- Escolher um plano de ação
- Implementar o plano e avaliar constantemente
Define o que a organização quer ser no futuro, onde ela quer chegar.
O que é a missão?
A razão de existência da organização.
Tipos de planejamento:
- Planejamento Estratégico: Orientado para o futuro, envolve toda a organização (pouco específico) e se preocupa com os fatores internos e externos.
- Planejamento Tático: Focado para médio prazo, geralmente voltado para planos de produção, planos financeiros, planos de recursos humanos (mais específico), é direcionado para uma unidade da empresa.
- Planejamento Operacional: Focalizado para curto prazo, preocupa-se com “o que fazer” e “como fazer”, ou seja é bem detalhado e específico. Chão da fábrica.
Qualidades de um planejamento:
- Planejamento conservador: Tem a enfase em conservar as práticas vigentes. Etá preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos, não há um foco em explorar oportunidades futuras, já que a empresa está em crise.
- Planejamento Otimizante ou Retrospectivo: Busca melhorar as práticas atuais, com o objetivo de melhorar continuamente.
- Planejamento Adaptativo ou Ofensivo: Busca novas contingências, não quer apenas melhorar as práticas vigentes, quer novas práticas.
O que são Estratégias?
Significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Assim as estratégias são formuladas a partir da missão, visão e dos objetivos, sendo um mecanismo de aprendizagem organizacional.
Tipos de Estratégias:
- Estratégias de Sobrevivências: Estratégia emergência, rápida, para diminuir os impactos das ameaças. Quando existem mais ameaças e pontos fracos.
- Estratégias de Manutenção: Estratégia para empresas que estão mais estabelecidas, mas que ainda existe a nuance de ameaça. Ameaças e pontos fortes.
- Estratégias de Crescimento: Utilizado quando existem mais oportunidades e pontos fracos, porém, não produzem grandes impactos. Ambiente externo que favorece.
- Estratégias de Desenvolvimento: Quando existem mais oportunidades e pontos fortes.
*É importante lembrar que um planejamento conservador vai ser estratégias de sobrevivência e assim sucessivamente. As estratégias são traçada a partir do tipo de planejamento.
Tipos de Estratégias de PORTER:
*Estratégias para o mercado.
- Diferenciação: Produto diferente, criar uma identidade pro pria para o produto/serviço.
- Liderança de Custo: Busca oferecer um produto ou serviço a baixo preço.
- Foco: Consiste em escolher um nicho específico no mercado.
_Instrumentos utilizados para medir os Fatores Críticos de Sucesso_
SWOT/FOFA:
- S (Strenghts) = Forças/ pontos fortes
- W(weaknesses) = Fraquezas/ Pontos fracos
- O (opportunities) = Oportunidades
- T (Threats) = Ameaças
Bechmarking
É a técnica da qual a organização compara o seu desempenho com a de outra.
Balanced Scorecard
Modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
5 forças competitivas de Porter:
- Poder dos clientes
- Poder dos fornecedores
- Poder da concorrência (Nível de saturação da concorrência)
- Facilidade de entrada de novos concorrentes
- Produtos ou serviços substituidos
---Essa são as informações principais sobre a etapa de Planejamento----
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