terça-feira, 16 de outubro de 2018

AG - Planejamento

O que é o planejamento em uma empresa/instituição? 
É uma função administrativa voltada para o futuro que define objetivos, as tarefas necessárias para esses objetivos serem alcançados. 

Quais são as etapas do planejamento? 

  1. Estabelecer a missão e a visão (Planejamento estratégico) 
  2. Definir os objetivos e as metas
  3. Diagnosticar (avaliar como a empresa está no momento)
  4. Estabelecer estratégias (várias)
  5. Analisar as alternativas de ação
  6. Escolher um plano de ação
  7. Implementar o plano e avaliar constantemente 
O que é a Visão? 
Define o que a organização quer ser no futuro, onde ela quer chegar.

O que é a missão? 
A razão de existência da organização. 

Tipos de planejamento: 

  • Planejamento Estratégico: Orientado para o futuro, envolve toda a organização (pouco específico) e se preocupa com os fatores internos e externos.
  • Planejamento Tático: Focado para médio prazo, geralmente voltado para planos de produção, planos financeiros, planos de recursos humanos (mais específico), é direcionado para uma unidade da empresa.
  • Planejamento Operacional: Focalizado para curto prazo, preocupa-se com “o que fazer” e “como fazer”, ou seja é bem detalhado e específico. Chão da fábrica.
Qualidades de um planejamento: 
  • Planejamento conservador: Tem a enfase em conservar as práticas vigentes. Etá preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos, não há um foco em explorar oportunidades futuras, já que a empresa está em crise. 
  • Planejamento Otimizante ou Retrospectivo: Busca melhorar as práticas atuais, com o objetivo de melhorar continuamente. 
  • Planejamento Adaptativo ou Ofensivo: Busca novas contingências, não quer apenas melhorar as práticas vigentes, quer novas práticas. 
O que são Estratégias? 
Significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Assim as estratégias são formuladas a partir da missão, visão e dos objetivos, sendo um mecanismo de aprendizagem organizacional

Tipos de Estratégias: 
  • Estratégias de Sobrevivências: Estratégia emergência, rápida, para diminuir os impactos das ameaças. Quando existem mais ameaças e pontos fracos. 
  • Estratégias de Manutenção: Estratégia para empresas que estão mais estabelecidas, mas que ainda existe a nuance de ameaça. Ameaças e pontos fortes.
  • Estratégias de Crescimento: Utilizado quando existem mais oportunidades e pontos fracos, porém, não produzem grandes impactos. Ambiente externo que favorece.
  • Estratégias de Desenvolvimento: Quando existem mais oportunidades e pontos fortes. 
*É importante lembrar que um planejamento conservador vai ser estratégias de sobrevivência e assim sucessivamente. As estratégias são traçada a partir do tipo de planejamento. 

Tipos de Estratégias de PORTER: 
*Estratégias para o mercado. 
  • Diferenciação: Produto diferente, criar uma identidade pro pria para o produto/serviço. 
  • Liderança de Custo: Busca oferecer um produto ou serviço a baixo preço.
  • Foco: Consiste em escolher um nicho específico no mercado. 
_Instrumentos utilizados para medir os Fatores Críticos de Sucesso_ 
SWOT/FOFA: 
  • S (Strenghts) = Forças/ pontos fortes 
  • W(weaknesses) = Fraquezas/ Pontos fracos 
  • O (opportunities) = Oportunidades 
  • T (Threats) = Ameaças 
Bechmarking 
É a técnica da qual a organização compara o seu desempenho com a de outra.

Balanced Scorecard
Modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

5 forças competitivas de Porter: 
  1. Poder dos clientes 
  2. Poder dos fornecedores 
  3. Poder da concorrência (Nível de saturação da concorrência) 
  4. Facilidade de entrada de novos concorrentes
  5. Produtos ou serviços substituidos
---Essa são as informações principais sobre a etapa de Planejamento----
 
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