Os dois sentidos de Organização:
- Como função administrativa, que serve para estruturar as pessoas e os recursos de maneira a trabalhar de forma organizada e racional.
- E como empresa/entidade.
O que é uma organização formal?
É a organização planejada.
O que é a a organização informal?
É a organização que surge de forma espontânea e naturalmente, geralmente formada a partir de relações familiares e de amizade.
Quais as etapas da Organização?
- Dividir o trabalho (planejamento);
- Agrupar as atividades em uma estrutura lógica;
- Delegar atividades;
- Alocar os recursos;
- Coordenar os esforços.
Quais os níveis da Organização?
- Nível institucional ▹ Desenho Organizacional;
- Nível intermediário▹ Desenho de Departamental;
- Nível operacional ▹ Desenho de cargos e tarefas.
*Os níveis organizacionais estão relacionados com os níveis hierárquicos de uma empresa, Estratégico, Tático e Operacional.
Quais são os princípios administrativos aplicados à organização?
- da especialização: Característica básica de toda atividade organizacional, que seria a divisão (especialização) do trabalho.
- da definição funcional: Seria a descrição dos cargos e os deveres e a autoridade de cada cargo.
- da paridade da responsabilidade e autoridade: Mostra que a quantidade de autoridade está diretamente ligada a quantidade de responsabilidade, pois quanto maior o cargo na empresa maior é a sua autoridade e responsabilidade.
- da função de staff e de linha: As funções de linha estão ligadas diretamente com os objetivos da empresa ou departamento, enquanto a função de staff não (tem uma função especifica a parte, como de ajuda ou aconselhamento).
- da escalação (Hierarquia): Salienta que cada subordinado deve saber exatamente quem lhe delega autoridade e a quem deve se dirigir quando surgir assuntos que não lhe cabem.
O que é um Organograma?
É um gráfico que representa a estrutura formal de uma empresa. Os aspectos que aparecem em uma organograma são:
É um gráfico que representa a estrutura formal de uma empresa. Os aspectos que aparecem em uma organograma são:
- Estrutura hierárquica (níveis de organização);
- Os órgãos que compõe a estrutura formal;
- Os canais de comunicação que interligam os órgãos;
- Cargos que compõe os órgãos.
- Diferencial horizontal que permite simplificar o trabalho, aproveitando os recursos de forma mais racional.
- É o agrupamento dos indivíduos em unidades para facilitar a coordenação e o controle.
*A Departamentalização oferece a oportunidade da especialização do trabalho, além de tempo de produção que também pode ser reduzido de acordo com o planejamento.
*O ponto negativo da departamentalização é a competição entre os agrupamentos.
Quais são os critérios básicos?
- Diferenciação = Estabelece que as atividades devem ficar em departamentos separados;
- Integração = Quanto mais atividades trabalham interligadas maior razão para ficarem no mesmo departamento.
Quais são os tipos de Departamentalização?
- Por função;
- Por base territorial;
- Por produto e serviço;
- Por processo;
- Por projeto;
- Matricial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário