terça-feira, 30 de outubro de 2018

A.G. Organização

Os dois sentidos de Organização

  • Como função administrativa, que serve para estruturar as pessoas e os recursos de maneira a trabalhar de forma organizada e racional.
  • E como empresa/entidade. 
O que é uma organização formal?
É a organização planejada. 

O que é a a organização informal?
É a organização que surge de forma espontânea e naturalmente, geralmente formada a partir de relações familiares e de amizade

Quais as etapas da Organização?
  1. Dividir o trabalho (planejamento); 
  2. Agrupar as atividades em uma estrutura lógica; 
  3. Delegar atividades; 
  4. Alocar os recursos; 
  5. Coordenar os esforços. 
Quais os níveis da Organização?
  • Nível institucional ▹ Desenho Organizacional; 
  • Nível intermediário▹ Desenho de Departamental;
  • Nível operacional ▹ Desenho de cargos e tarefas.
*Os níveis organizacionais estão relacionados com os níveis hierárquicos de uma empresa, Estratégico, Tático e Operacional

Quais são os princípios administrativos aplicados à organização?
  1.  da especialização: Característica básica de toda atividade organizacional, que seria a divisão (especialização) do trabalho. 
  2. da definição funcional: Seria a descrição dos cargos e os deveres e a autoridade de cada cargo. 
  3. da paridade da responsabilidade e autoridade: Mostra que a quantidade de autoridade está diretamente ligada a quantidade de responsabilidade, pois quanto maior o cargo na empresa maior é a sua autoridade e responsabilidade. 
  4. da função de staff e de linha: As funções de linha estão ligadas diretamente com os objetivos da empresa ou departamento, enquanto a função de staff não (tem uma função especifica a parte, como de ajuda ou aconselhamento). 
  5. da escalação (Hierarquia): Salienta que cada subordinado deve saber exatamente quem lhe delega autoridade e a quem deve se dirigir quando surgir assuntos que não lhe cabem. 
O que é um Organograma?
É um gráfico que representa a estrutura formal de uma empresa. Os aspectos que aparecem em uma organograma são:

  1. Estrutura hierárquica (níveis de organização);
  2. Os órgãos que compõe a estrutura formal; 
  3. Os canais de comunicação que interligam os órgãos; 
  4. Cargos que compõe os órgãos. 
O que é Departamentalização? 

  • Diferencial horizontal que permite simplificar o trabalho, aproveitando os recursos de forma mais racional
  • É o agrupamento dos indivíduos em unidades para facilitar a coordenação e o controle. 
*A Departamentalização oferece a oportunidade da especialização do trabalho, além de tempo de produção que também pode ser reduzido de acordo com o planejamento. 
*O ponto negativo da departamentalização é a competição entre os agrupamentos. 

Quais são os critérios básicos? 
  1. Diferenciação = Estabelece que as atividades devem ficar em departamentos separados; 
  2. Integração = Quanto mais atividades trabalham interligadas maior razão para ficarem no mesmo departamento. 
Quais são os tipos de Departamentalização? 
  • Por função;
     Resultado de imagem para departamentalização funcional
  • Por base territorial;
    Resultado de imagem para departamentalização territorial
  • Por produto e serviço;
    Resultado de imagem para departamentalização por produtos ou serviços
  • Por processo;
    Resultado de imagem para departamentalização por processos 
  • Por projeto;
    Resultado de imagem para departamentalização por projeto
  • Matricial.
     Resultado de imagem para departamentalização matricial


Nenhum comentário:

Postar um comentário