segunda-feira, 25 de março de 2019

Ficha de leitura: Oralidade - Ensino de Língua Portuguesa

Título do texto: O Livro Didático de Português: Capítulo 1- Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”.
Autor: Luiz Antônio Marcuschi 
Ano de publicação: 2005

Faça uma breve pesquisa sobre o autor do texto.
Graduado em filosofia pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Marcuschi tem doutorado em uma universidade estrangeira na Alemanha, Universitat Erlangen-Nurnberg, e pós-doutorado também em uma universidade na Alemanha, Universität Freiburg. Suas linhas de pesquisas, segundo o seu Lattes, são Descrição da Língua Falada e Língua escrita; Compreensão Textual na Fala e na Escrita; Organização da Interação verbal; Oralidade e Ensino de Língua; Análise de Gêneros Textuais. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco.  
Fonte: Currículo Lattes - ttp://lattes.cnpq.br/8340419732254345

Comente a principal ideia do texto.
O texto traz como ideia principal a importância da oralidade no ensino de Língua Portuguesa nas escola, mostrando como essa oralidade se configura no dia a dia da sociedade, uma vez que homens e mulheres são seres comunicativos por natureza. Entretanto, o autor também faz um crítica de como uma questão tão rica do nosso universo, a oralidade, é abordada nos livros didáticos. Assim, Marcuschi mostra o que é perdido em termo de aprendizagem quando a oralidade é utilizada de maneira equivocada e aponta também os benefícios do estudo da oralidade em sala de aula. 

Transcreva um trecho que você achou mais significativo (indique a página).
“Não obstante essas posições, deve-se frisar que não se trata de transformar a fala num tipo de conteúdo autônomo no ensino de língua: ela tem de ser vista integradamente e na relação com a escrita. Por isso, é necessário ter clareza quanto ao papel deste tipo de trabalho. Assim, às razões lembradas acima, podemos acrescer outras, que justificam o estudo da oralidade numa perspectiva mais ampla do que observação do código linguístico” (p.25). 

Transcreva um trecho que você não compreendeu (indique a página).
“Sem postular uma determinada teoria marcada por algum posicionamento redutor, podemos adotar como indicador central a noção de que o indivíduo enquanto pessoa se constitui na relação dialógica” (p.30). 
A dúvida surgiu a partir da palavra “relação dialógica”, mas continuando a leitura é possível entender que o autor fala da relação complexa da fala, uma vez que o homem é um ser social ele estabelece interações a partir do diálogo face a face, por meio da oralidade. 

O que você aprendeu com a leitura desse texto?
A partir da leitura do texto foi possível perceber a importância que a oralidade tem no ensino de língua portuguesa e como futuros professores, o nosso objetivo deve ser mostrar para os alunos o quanto a nossa língua é rica, dinâmica e diversa. Buscando também não trabalhar a oralidade sozinha, pois a língua não aparece sozinha no dia a dia. 
Ademais, é fundamental possibilitar que o aluno perceba a magnitude da língua falada promovendo um debate a respeito do preconceito, sobre o que seria uma fala “correta” ou “errada”, questionando se a gramática é a única forma “correta” de se expressar. Propondo também  uma  discussão a respeito dos elementos culturais presentes na fala de cada um. 
A respeito do Livro didático, o autor nos faz entender que o professor não deve ficar preso as questões abordadas do livro e que ele deve sim explorar as questões da oralidade que não são trabalhadas, pois fica claro que muitas vezes os LDP não são o suficiente para tratar as questões abordadas acima. 

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