terça-feira, 26 de março de 2019

Fichamento: Construção do pensamento e linguagem - Vygotsky

Cap. 1 O problema e o método de investigação

Nesse primeiro capítulo do livro o autor vai fazer um estudo crítico sobre as teorias do pensamento e da linguagem. Dessa forma, é comentado que essa relação do pensamento e da linguagem é pouco explorado na psicologia e quando estudada, Vygotsky afirma que é de maneira equivocada, pois ou fundem a linguagem e o pensamento como uma coisa só ou estudam elas de maneira totalmente separadas. A crítica feita a esses dois métodos é que o primeiro por entender os dois como uma única coisa o problema deixa de existir e o outro deixa a relação dos dois mecanizada, não conseguindo chegar a fundo nas questões que envolvem essa relação. Percebendo esse problema no método de análise , Vygotsky concluí que 

"deve substituir o método de decomposição em elementos pelo método de análise que desmembra em unidades. Deve encontrar essas propriedades que não se decompõem e se conservam, são inerentes a uma dada totalidade enquanto unidade, e descobrir aquelas unidades em que essas propriedades estão representadas num aspecto contrário para, através dessa análise, tentar resolver as questões que se lhe apresentam" (p.8).

Portanto, não se devem entender o pensamento e a linguagem como coisas separadas, mas buscar analisar a sua relação, entendendo onde uma se conecta com a outra. Essa relação fica claro quando o autor faz uma analise sobre a palavra. 

"O significado da palavra, que acabamos de tentar elucidar do ponto de vista psicológico, tem na sua generalização um ato de pensamento na verdadeira acepção do termo. Ao mesmo tempo, porém, o significado é parte inalienável da palavra como tal, pertence ao reino da linguagem tanto quanto ao reino do pensamento. Sem significado a palavra não é palavra mas som vazio. Privada do significado, ela já não pertence ao reino da linguagem" (p.10).

A palavra só é palavra quando dotada de significado, uma exemplificação clara da relação do pensamento e linguagem, pois para Vygotsky a linguagem pode ser considerada uma unidade do pensamento, uma unidade que é verbalizada (p. 10). Dessa forma, o método ideal é o de analise semântica, o qual analisa o sentido e o significado das palavras. Outra questão abordada neste capítulo é a função da linguagem, a qual é a de comunicação social, comunicação dos processos de trabalho.   

"...a comunicação pressupõe necessariamente generalização e desenvolvimento do significado da palavra, ou seja, a generalização se torna possível se há desenvolvimento da comunicação" (p.12).

Esse processo de generalização e significação é uma característica dos seres humanos, uma vez que nos animais esse processo pode ser melhor conceituado como um contágio, pois não há uma racionalização da ação e da linguagem. Desse modo, o autor também se preocupa em questionar a relação existente entre os sons e os significados e o que distingue os sons dos humanos com os demais sons da natureza. Vygotsky afirma que 

"...a unidade da fala vem a ser, no som, uma nova concepção não de um som isolado mas de um fonema, isto é, uma unidade fonológica indecomponível, que conserva todas as propriedades básicas de todo o aspecto sonoro da fala com função de significação" (p.15)

Ou seja, os sons, são como a comunicação social quando dotada de significado, uma vez que tem uma função social. Vygotsky também comenta nesse capítulo que o outro equívoco dos outros psicólogos era o distanciamento do pensamento e da linguagem da afetividade, de acordo com ele há uma relação afetiva forte da ideia (pensamento) com a realidade retratada nela. 

Por fim, o autor comenta as etapas que irá basear a pesquisa. O primeiro momento é o estudo crítico das teorias do pensamento e da linguagem (começando com o primeiro capítulo), o segundo momento é uma análise teórica dos dados principais sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem nos planos filogenético e ontogenéticos (p.17), por ultimo a pesquisa irá se preocupar em analisar a estrutura e funcionamento de todo o processo do pensamento verbalizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário