кто (quitó) - Deve ser usado para substantivos animados;
что (Shitó) - Deve ser usado para substantivos inanimados.
Exemplos:
- Кто это? Это мой отец. (Quem é *esta pessoa*? - É o meu pai.)
- что это? Это книга. (O que é isto? - Isto é um livro.)
2. O gênero dos substantivos
- Pode ser identificado a partir do gênero do substantivo, como no caso de брат, невец, бык (irmão, cantor e boi), palavras do gênero masculino. Cестра, певица, корова (Irmã, cantora e vaca), são palavras do substantivo feminino.
- Lembrando que na língua russa há 3 gêneros, o masculino, o feminino e o neutro. Quando não relacionado com o "sexo" da palavras eles podem ser identificados a partir da terminação:
Masculino:
Terminação
|
Consoante
| й | Consoante + ь |
Exemplo
| стол | чай | путь** |
**Caminho
--É possível encontrar também substantivos masculinos terminado em a e я, po´rem eles devem designar sempre pessoas, podemos reconhecer facilmente pelo sexo: Болодя (diminutivo de Владимир -Vladimir-).
Feminino:
Terminação
|
a
|
я
|
consoante + ь
|
Exemplo
|
страна*
|
Земля**
| Тетрадь*** |
*país
**Terra
***Caderno
--Como é possível perceber tanto para os subs. masculinos quanto os femininos existe a possibilidade de terminarem com uma consoante + ь, porém existem algumas combinações que são exclusivas dos subs. femininos, que seriam elas: жь, чь, шь, щь, сть, com exceção da palavra гость (visita) a qual é masculina. As demais combinações devem ser decoradas, pois vão variar de palavra para palavra (infelizmente).
Neutro:
Terminação
| O | E |
Exemplo
| слово | море |
3. Texto
Tradução:
I. Professor Ivanov vai a cooperativa agrícola.
O professor Ivanov vai (por meio de um transporte) a cooperativa agrícola Amanhecer. O caminho por qual vai é reto. O automóvel vai rapidamente. O professor olha a esquerda e depois para a direita. A esquerda há o campo. Aqui (na esquerda) cresce batatas e cenoura. A direita também há um campo e um rio. Lá tem um trabalha (funciona) uma estação hidroelétrica.
Agora é verão. Faz calor. O sol brilha claro. A cooperativa agrícola Amanhecer recolhe a colheita. A maquina segadora debulhadora trabalha.
O caminho vai reto. A aldeia já está próxima. Está perto a escola, a sala de leitura e o clube. O professor Ivanov vai a cooperativa agrícola Amanhecer.
II. Fazendo perguntas e respostas (?)
-Isto é o trigo?
-Sim, isto é o trigo.
-Lá também é o trigo?
-Não, lá não é o trigo, é o centeio.
-O que cresce a esquerda?
-A esquerda cresce batatas.
-O que cresce a direita? Também é batatas?
-Não, aqui não cresce batatas (aqui batatas não cresce). Aqui cresce cebola, lá cenoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário