domingo, 14 de abril de 2019

урок тринадцатый (13º lição)

1. кто, что. (Quem e o que) 

кто (quitó) - Deve ser usado para substantivos animados;
что (Shitó) - Deve ser usado para substantivos inanimados. 

Exemplos: 
  • Кто это? Это мой отец. (Quem é *esta pessoa*? - É o meu pai.) 
  • что это? Это книга.  (O que é isto? - Isto é um livro.) 
*Incorporado a partir do contexto, não está escrito em russo na frase "esta pessoa", pois na língua russa não se usa verbos de ligação. 

2. O gênero dos substantivos
  • Pode ser identificado a partir do gênero do substantivo, como no caso de брат, невец, бык (irmão, cantor e boi), palavras do gênero masculino. Cестра, певица, корова (Irmã, cantora e vaca), são palavras do substantivo feminino. 
  • Lembrando que na língua russa há 3 gêneros, o masculino, o feminino e o neutro. Quando não relacionado com o "sexo" da palavras eles podem ser identificados a partir da terminação: 
Masculino: 


Terminação
Consoante
йConsoante + ь
Exemplo
столчайпуть**
**Caminho 

--É possível encontrar também substantivos masculinos terminado em a e я, po´rem eles devem designar sempre pessoas, podemos reconhecer facilmente pelo sexo: Болодя (diminutivo de Владимир -Vladimir-).

Feminino: 

Terminação
я
consoante + ь
Exemplo
страна*
Земля**
Тетрадь***
*país 
**Terra
***Caderno 

--Como é possível perceber tanto para os subs. masculinos quanto os femininos existe a possibilidade de terminarem com uma consoante + ь, porém existem algumas combinações que são exclusivas dos subs. femininos, que seriam elas: жь, чь, шь, щь, сть, com exceção da palavra гость (visita) a qual é masculina. As demais combinações devem ser decoradas, pois vão variar de palavra para palavra (infelizmente). 

Neutro:

Terminação
OE
Exemplo
словоморе

3. Texto

Tradução: 
I. Professor Ivanov vai a cooperativa agrícola. 

     O professor Ivanov vai (por meio de um transporte) a cooperativa agrícola Amanhecer. O caminho por qual vai é reto. O automóvel vai rapidamente. O professor olha a esquerda e depois para a direita. A esquerda há o campo. Aqui (na esquerda) cresce batatas e cenoura. A direita também há um campo e um rio. Lá tem um trabalha (funciona) uma estação hidroelétrica. 
    Agora é verão. Faz calor. O sol brilha claro. A cooperativa agrícola Amanhecer recolhe a colheita. A maquina segadora debulhadora trabalha. 
    O caminho vai reto. A aldeia já está próxima. Está perto a escola, a sala de leitura e o clube. O professor Ivanov vai a cooperativa agrícola Amanhecer. 

II. Fazendo perguntas e respostas (?) 

-Isto é o trigo? 
-Sim, isto é o trigo. 
-Lá também é o trigo? 
-Não, lá não é o trigo, é o centeio. 
-O que cresce a esquerda? 
-A esquerda cresce batatas. 
-O que cresce a direita? Também é batatas? 
-Não, aqui não cresce batatas (aqui batatas não cresce). Aqui cresce cebola, lá cenoura.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário